LINKS INTERESSANTES


Este link apresenta um interessante artigo escrito pelos professores Renilson José Menegassi e Neucimar Ferreira de Souza. Tal artigo analisa a maneira pela qual o negro é representado no livro didático de Português e como a pluralidade cultural vem sendo trabalhada no contexto escolar através deste material. Para isso, são analisados os textos e as ilustrações que apresentam o negro como personagem, identificando-se a existência da presença de formas discriminatórias à etnia, construídas pelos autores e ilustradores dos livros didáticos e repassadas aos alunos-leitores.


Este link contém um artigo do professor Amauri Mendes Pereira entitulado História e Cultura Afro-Brasileira: Parâmetros e Desafios. Este artigo fala da sanção da Lei 10.639 e das novas perspectivas pedagógicas e dos novos desafios políticos, acadêmicos e práticos advindas da instituição dessa lei.


Este link contém um artigo de Milton Santos, geógrafo e professor da Universidade de São Paulo. Milton Santos discute a condição de ser negro no Brasil, país que carrega anos de escravidão em sua história. Aborda conceitos como corporeidade, individualidade e cidadania no contexto do negro no Brasil.


Este link discute a reparação do movimento negro no Brasil após a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador paulo Paim e da participação brasileira na Conferência de Durbon, realizada na África do Sul.


Link do movimento negro da Paraíba, aborda discussões como o sistema de cotas e as políticas públicas para negros, além de trazer poesias, trabalhos e artigos voltados para a questão racial.


Link da ONG Casa de Cultura da Mulher Negra. A CCMN, com sede na cidade de Santos, oferece assistência jurídica a mulheres, homens e crianças em caso de racismo e oferece também apoio legal a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual. Além disso, a CCMN desenvolve programas de capacitação profissional para mulheres e adolescentes negras e oficinas de roupas e adereços étnicos, entre outras.


Este link tráz um artigo de Olívia Santana, formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Olívia aborda a questão do negro no mercado de trabalho no Brasil e as suas perspectivas nos tempos de globalização, considerando os antecedentes históricos e dados estatísticos atuais.

 BOA LEITURA!

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!