BRANCOS E NEGROS


Brancos e negros

Pedro Bandeira


O Brancos são muito diferentes dos negros.
Mas depende do branco e depende do negro.
Na minha caixa de lápis de cor
o branco não serve pra nada.
Só o preto é que serve para desenhar.
Por isso, os dois são muito diferentes.

Tem o giz e tem o carvão.
Eles são iguais.
Os dois servem pra desenhar.
Com o giz, a gente desenha na lousa.
Com o carvão, a gente desenha um bigode
na cara do irmão,
para a festa de São João.


 Nesse negócio de música,
não tem branco.
Só tem preto,
porque música mora em disco
e todos os discos que eu conheço
são pretos .
Nunca ví um disco branco.




O papel é branco.
Papel preto é chamado carbono
e copia por baixo
tudo o que a gente escreve por cima.


A noite é preta,
mas o dia não é branco.
O dia é azul.
Então o preto da noite é só da noite
Não é igual nem diferente de nada.


O leite é branco e o café é preto.
De café eu não gosto,
Também não gosto de leite,
quando ele está branco.
Prefiro misturar com chocolate.
Aí o leite fica marrom.
Marrom como minha amiga.




Outro dia me disseram que ela é negra,
mas ela é marrom.
Eu estou com raiva dela,
porque ela tirou
uma nota melhor que a minha
na prova do mês.
Mas eu não quero ser diferente dela.
Vou estudar bastante.
Na próxima prova,
eu e ela vamos ficar iguais.






Disponível em: http://elinhalacerda.blogspot.com/2010/05/brancos-e-negros.html
Acesso em: 22 de julho de 2011, às 18:55 h

1 comentários:

GPPPR-Bom Jesus 02 23 de julho de 2011 às 14:53  

Lindo, são atitudes que todos nós devemos ter nas coisas mais simples nos mostram que a cor se mistura e se torna bela. É assim que acontece com o nosso povo esta mistura maravilhosa que causa inveja a qualquer outro povo do planeta. Temos que valorizar o que é nosso, nossa gente, nosso povo nesta mistura perfeita.
Sonia Maria SDeverino da Silva.

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!