DESAFIANDO O RACISMO

Desafiando o Racismo após 123 anos de uma falsa abolição:
13 de maio, dia da denúncia contra ao Racismo: Denuncie!
 Quebrar o silêncio significa romper com esses conceitos elitistas e desumanos, bem como com as mazelas sociais que afligem a população negra por meio do desemprego, do subemprego, da falta de moradia, dos péssimos serviços de saúde e educação, da falta de oportunidades e do preconceito e discriminação racial em todos os níveis.
  Após 123 anos de uma abolição que não passou de um ato jurídico sem efeito prático, o povo negro brasileiro busca os caminhos para o enfrentamento da absurda desigualdade existente no país.
 Com a implantação da escravidão no Brasil a legislação não permitia que os negros freqüentassem as escolas. O saber sempre foi uma alavanca de ascensão social, econômica e política de um povo. Uma lei complementar à Constituição de 1824 permite aos racistas do Brasil encurralar a população negra nos porões da sociedade.
  Sem perspectiva nenhuma de vida livre e digna os ex-escravos após a assinatura da lei Áurea permaneciam nas fazendas, substituindo os escravos.
  A Lei do Ventre Livre de 1871, que ensinada até hoje nas escolas como prerrogativa importante para assinatura da Lei Áurea, dizia que: Toda criança que nascesse a partir daquela data nasceria livre.
 Esta lei separava as crianças de seus pais, desestruturando a família negra. O governo abriu uma casa para acolher estas crianças. De cada 100 que lá entravam, 80 morriam antes de completar 1 ano de idade.
   Foi inventada com o objetivo de tirar a obrigação dos senhores de fazendas de criar nossas crianças negras, pois, já com 12 anos de idade, poderiam sair para os quilombos à procura da liberdade negada nas senzalas. Com a determinação, surgiram os primeiros menores abandonados do Brasil.
  A juventude negra é o maior alvo da violência policial, da vulnerabilidade  social inacessibilidade ao primeiro emprego, ao ensino superior e aos serviços públicos.
  O racismo é uma chaga absurda e toda sociedade precisa ter a consciência de que só a denúncia e sua devida punição podem encerrar esse elemento histórico do Brasil.
 Mulheres Negras sofrem dupla discriminação, revela estudo do IPEA, apesar da redução da diferença de rendimentos entre homens e mulheres, negros e brancos, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad 2007, analisados no estudo "Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça", mostram que as mulheres negras ainda sofrem uma dupla discriminação, que resulta em menores salários.
  Ainda, de acordo com o estudo, a diferença nos rendimentos é conseqüência das desigualdades educacionais, da segregação de mulheres e negros em postos de trabalho e da própria discriminação.
  Dia 13 de maio é o dia de lembrarmos que o dia a dia do povo negro é de luta,  por reparações históricas para a população negra brasileira, manutenção das cotas para negros nas Universidades, punição para os deputados Jair Bolsonaro e Marco Feliciano por quebra de decoro e crime de racismo, fim dos fóruns privilegiados para autoridades e policiais, fim do registro de resistência seguida de morte ou ato de resistência que, segundo as entidades, camuflam execuções sumárias, reforma agrária para romper definitivamente com o latifúndio.
  Precisamos intensificar as lutas e conscientizar as massas.
Por: Noelma Sandra

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!