BOM JESUS DO NORTE

Bom Jesus do Norte é um Município brasileiro do Estado do Espírito Santo, que tem como características geográficas uma área de 89.111km2 e sua população é de 9.479 habitantes, de acordo com o censo do IBGE do ano de 2010. Sua densidade é de 106,37 habitantes por Km2; possui uma altitude de 70 m e seu clima é tropical. O Município está localizado bem no meio de uma curva acentuada do leito do rio Itabapoana. Graças a esta peculiaridade, sofre anualmente com as enchentes, que inundam praticamente toda a cidade.
Neste sentido, em relação às políticas públicas de governo, pouco se faz para acabar ou amenizar a situação da população, que todos os anos têm suas casas inundadas e perdem os poucos bens materiais que possuem. O governo tem sua parcela de responsabilidade, mas a população de um modo em geral também é responsável, pois todos os tipos de lixo são jogados dentro do rio, causando desta forma o acúmulo de lixo em seu leito.
Outro fator que nos chama a atenção na pequena cidade é o fato de que o meio ambiente também sai prejudicado devido ao assoreamento do rio Itabapoana, causando a mortandade de peixes e de pequenos seres vivos que vivem às margens do rio. São fatos lamentáveis que ocorrem onde muitos moradores pescam para tirar os seus sustentos e as autoridades responsáveis nada fazem para salvar o único rio que corta as duas Bom Jesus.
Em relação à educação, está caminhando bem, mas muito ainda tem que se fazer. As escolas são bem organizadas, todas têm sala de informática equipada, material didático adequado, uma infra-estrura boa, apesar de não ter acessibilidade, convivemos com este problema para receber os cadeirantes. Além disso, temos um pólo da universidade aberta do Brasil, que tem uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, o que muito nos ajuda na formação acadêmica da população carente do Município.
Os professores, orientadores, coordenadores e diretora estão sempre sendo capacitados e todos têm formação superior e pós-graduação.
A saúde também vem melhorando consideravelmente, contamos com projetos e eventos sobre a saúde da mulher, prevenção de doenças como câncer de mamas, de útero, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, exames preventivos, agendamento de mamografia.
A habitação é precária em nosso município e muito tem que se fazer para atender as necessidades da população carente, pois a cidade não tem muito que oferecer em relação a
emprego, pois a população vive do comércio, da agricultura, da pecuária e do serviço público,
tendo as vezes que atravessar a ponte para buscar emprego na cidade vizinha de Bom Jesus do
Itabapoana, RJ.
Estamos atentos em cobrar dos nossos governantes mais benefícios para o município e que se faça uma política pública mais consistente que venha a atender a todos onde a nossa comunidade possa realmente usufruir de uma ótima qualidade de vida.
Sonia Maria Severino da Silva.

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!