Alguns dados populacionais

imagem retrato vertical 

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça – 3a Edição


A publicação é resultado da parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Voltada a pesquisadoras/es e gestoras/es de políticas públicas, tal publicação tem por objetivo disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos em nosso país, produzindo um retrato atual das desigualdades de gênero e de raça no Brasil, bem como de suas interseccionalidades – pois os indicadores são também apresentados para mulheres brancas, mulheres negras, homens brancos e homens negros.
Tomando como fonte de informações as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) realizadas anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Retrato traz informações sobre diferentes campos da vida social, sendo composto por 11 blocos temáticos, a saber: População; Chefia de família; Educação; Saúde; Previdência e assistência social; Mercado de trabalho; Trabalho doméstico remunerado; Habitação e saneamento; Acesso a bens duráveis e exclusão digital; Pobreza, distribuição, desigualdade de renda; e Uso do tempo. Além da riqueza de temas abordados e do cruzamento por sexo e cor/raça, os dados são apresentados, ainda, para o Brasil e para as Grandes Regiões, para as áreas urbanas e rurais e, quando relevante, também por faixas etárias, cobrindo, sempre que possível, o período de 1993 a 2007.

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!