"PLANO DE AÇÃO".

TÍTULO: “CULTURA AFRO-BRASILEIRA”.
TEMA: “EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA A DIVERSIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA”
 


                                     IDENTIFICAÇÃO DO/A CURSISTA: 

 
Nome: Sônia Maria Severino da Silva.
Órgão em que trabalha: Escola Municipal de 1º Grau Coronel Antonio Honório.
Cargo: Diretora.
Função: Administradora Escolar.
Município: Bom Jesus do Norte-ES.
Nome do/professor/a on-line: Lívia de Azevedo S. Rangel e Antonio Carlos Amador Gil.
Data de finalização: 11/12/2011.

*OBJETIVO GERAL DA AÇÃO:
 Trabalhar a questão da diversidade cultural entre Brasil e África, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania, enfatizar suas contribuições sociais, econômicas, culturais, políticas, intelectuais, experiências, estratégias, valorizar e combater as posturas etnocêntricas para a desconstrução de estereótipos de preconceitos atribuídos á população negra.

*JUSTIFICATIVA:
Por acreditar que “A Educação só se realiza através da transmissão da Cultura”, sendo a escola um espaço privilegiado de inclusão, reconhecimento e combate às relações preconceituosas e discriminatórias, local de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas, contribuindo para afirmação do caráter multirracial e pluri ético da sociedade brasileira e o reconhecimento, o resgate da história da cultura afro-brasileira e africana como condição para a construção da identidade étnico-racial brasileira, nós da EMEF Cel. Antonio Honório desenvolvemos o projeto “Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira”, onde por meio de seminários e pesquisas de forma interdisciplinar, tendo como objetivo ressaltar as diversidades da cultura africana e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil.
Dessa forma, os alunos, por meio dessas pesquisas, puderam construir o conceito de que a cultura afro-brasileira faz parte de nossa identidade, resgatando valores, costumes, técnicas e a história dos povos desse continente. Com isso as atividades de reflexão levará a honrar essa raça digna de nosso reconhecimento e apreço.
Por compreender que o dia da consciência negra é celebrado no dia 20 de novembro, no Brasil e é dedicada a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

*DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
Iniciamos nosso plano de ação com uma conversa informal com os professores, orientadora pedagógica, coordenadores de turno, funcionários de apoio para o envolvimento de todos neste projeto.
Falei da importância de trabalhar com os alunos o tema: “Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira”, inserindo em nossa escola a Lei 10.639/03. Todos ficaram animados porque era a primeira vez que estavam trabalhando com um tema tão polêmico e a partir deste projeto poderiam trabalhar a diferença de forma consciente sem está trabalhando somente com datas comemorativas;
No segundo momento a equipe escolar se organizou e dividiu as tarefas conversando sobre a melhor forma de combater o preconceito e a discriminação em sala de aula, onde ficou estabelecido o que cada um iria trabalhar assumindo a responsabilidade de juntamente com os alunos fazer a divulgação do projeto;
No terceiro momento foi trabalhada a auto-estima do educando, para que os alunos pudessem fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes;
No quarto momento foram realizadas atividades envolvendo a cultura afro-brasileira e cada professor trabalhou com seus alunos os costumes, vestimentas, musica, culinária, artesanatos, textos, cartazes, murais, apresentações, pesquisas na internet, entrevistas, gráficos, teatros, mapas, religiões afro-brasileira.
No quinto momento foi realizada a culminância do projeto com comidas típicas africana.
Para realização deste trabalho contamos com a parceria da Secretaria de Educação, famílias, Secretaria da ação social.

*CRONOGRAMA:
03 de Novembro de 2011.
Apresentação do Tema proposto “Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira”.
04 de Novembro de 2011.
Apresentação do tema proposto “Educando pela diferença para a diversidade cultural afro-brasileira para os alunos fazendo a divulgação.
07 e 08 de Novembro de 2011.
Trabalhar o respeito e a solidariedade através de redação, debate, pesquisas, mapas.
08 e 09 de Novembro de 2011.
Costumes e vestimentas, usar roupas coloridas, muitas jóias, dornos, etc. Música: Samba, blues, jazz, reggae, rap.
 10 e 11 de Novembro de 2011.
Culinária: Feijoada, cocada, frango com quiabo, cuscuz, paçoca, cana rapadura, Artesanato: trabalho com argila, panela de barro, barbante, vasos
16 e 17 de Novembro de 2011.
Trabalho com textos sobre Zumbi dos palmares, cartazes com figuras de negros da sociedade brasileira, pesquisas na internet, confecção de mural, gráficos.
18 de Novembro de 2011.
Entrevista com personalidades negras de Bom Jesus do Norte-ES,
21 de Novembro de 2011.
Trabalhado as religiões africanas em diversas partes da África: Cristão, mulçumano, tradicional, judeu, hindu, bahai.
22 de Novembro de 2011.
Culminância do projeto: Apresentações de teatro, danças, capoeira e como merenda comidas típicas.




*POPULAÇÃO BENEFICIADA:
Alunos da Escola Municipal de 1º Grau Coronel Antonio Honório do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
Direção, Professores, Orientador Pedagógico, Coordenadores de turnos;
Funcionários de apoio, Pais de alunos.



0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!