Como vivem as mulheres negras no Municipio de Bom Jesus do Norte-ES.

Há maioria das mulheres negras vivem do trabalho doméstico tendo uma renda mínima de aproximadamente de trezentos reais, menos do que um salário mínimo. Muitas delas são mãe solteira, leva o sustento para casa, paga aluguel, outras vivem de bolsa família um programa do Governo Federal.
A escolaridade das mulheres negras bonjesuense a maioria delas cursaram apenas o Ensino Fundamental . Outras concluíram o Ensino Médio, são poucas que tem o  Ensino Superior.
 Porém algumas abandonam a escola por causa da gravidez e acabam não retornando. São meninas que estão na idade de estudar mas por falta de estrutura famíliar não tem perpectiva de vida.

Por outro lado o Governo Municipal nada faz em relação a política pública para favorecer  a população negra do município, não há investimento e a comunidade que é a maior interessada nada reinvindicam.
 Sônia Maria Severino da Silva.

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!