Sessão Literatura


Descrição:
As crianças que apresentam nas suas brincadeiras condutas típicas do sexo oposto são motivo de preocupação por parte dos adultos e a ideia de que elas se tornarão indivíduos com escolhas sexuais diferenciadas, põe em causa os conceitos estabelecidos pela sociedade. De facto, quando isto acontece, torna-se importante descortinar se estes comportamentos são apenas exploratórios e passageiros, ou se reflectem problemas relacionados com o desenvolvimento da identidade de género da criança. Este livro procura, através de indicações preciosas sobre a cultura lúdica das crianças e as diferenças de género, esclarecer algumas dúvidas existentes no âmbito do desenvolvimento da criança e a influência de factores psicológicos, sociais e culturais relacionados com o jogo/brincar espontâneo. PAULA RODRIGUES, natural de Luanda, Angola, é mestre pela Escola Superior de Educação Física da Universidade do Rio Grande do Sul, Brasil, licenciada em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto e pós-graduada em Transtornos do desenvolvimento da infância e da adolescência pelo Centro Lydia Coriat, Porto Alegre, Brasil. Tem trabalhos publicados no Brasil e em Portugal. Atualmente é coordenadora do curso de PEB 2.° Ciclo - variante Educação Física da ESE Jean Piaget de Arcozelo."

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A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!