Minha sala de aula

Sou Elizabeth Corrêa Ribeiro,  sou professora, atuo na rede pública do município de Bom Jesus do Norte há quase 23 anos, dos quais os oito anos iniciais foram dedicados à Educação Infantil e o restante ao Ensino Fundamental no primeiro ciclo. Desde 1997 que trabalho com 5º ano de escolaridade. No momento, trabalho na Escola Municipal Cel. Antonio Honório, onde trabalho com a maior turma de 5º ano da rede municipal, são 26 alunos, que apresentam grande diversidade, mas que em qualquer lugar do mundo, eles têm o mesmo anseio: entender todas as mudanças hormonais que por consequência da puberdade/adolescência estão enfrentando e ao mesmo tempo aparecem conflitos que vão de encontro com suas vidas perante a realidade em que vivem.
Em nossa escola, procuramos definir os problemas que os alunos apresentam e tentamos solucionar se estiver em nosso alcance, caso contrário buscamos ajuda da família ou sté mesmo de profissionais que possam resolver tais problemas.
A escola em que trabalho atende às crianças do 1º ao 9º ano de escolaridade, sendo que so 1º ao 5º ano a escola oferece atendimento apenas no 2º turno (vespertino) e do 6º ao 9º ano apenas no 1º turno (matutino), desta forma minha turma é no 2º turno, é uma turma de 5º ano única na escola.  meus alunos têm entre 10 anos (maioria da turma) e 13 anos. Minhas alunas é a minoria na classe mas é a parte da turma que sabe a que veio, questiona, impulsiona, argumenta e transforma toda a turma, embora tenha meninas com muitos conflitos de identidade, assim como PK, que tem 11 anos e é uma moça que tem características de meninas mas tem conflitos pois não se sente amada por seus pais e por isto não dosta de si própria vivendo grandes confitos em função de querer substituir os carinhos paternos por caricias masculinas de atração física, desta forma quase foi violentada e ainda pensa que está apaixonada por seu "quase agressor" o que torna esta historia mais difícil é que a familia é bastante omissa, não participa das ações que podem ajudar a menina a entender tudo tem seu tempo, que o momento agora é a defesa de gênero que ela tem que internalizar e aprender para conseguir, no futuro, ainda rir de tudo que se passa agora.
Esta é uma pitada da diversidade que enfrento todos os dias dentro de minha sala de aula neste ano letivo de 2011. Meus alunos precisam do spoio que dispenso a eles que por ser assim compreendem que estão no caminho para dar um passo de cada vez.

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!