GÊNERO E TRABALHO


CERIS
Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais
   
Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a mulher, em seu conjunto e com maior peso para as mais pobres, encontra-se ainda subordinada no processo produtivo além de ficar com a maior sobrecarga do trabalho doméstico, permanentemente desvalorizado. Em outras palavras, a desvalorização do trabalho produtivo feminino passa pela histórica desvalorização do chamado trabalho reprodutivo, aquele realizado exclusivamente pelas mulheres no âmbito doméstico, gerando uma visão distorcida e estereotipada do efetivo papel da mulher na esfera econômica, impossibilitando sua plena cidadania.
É reconhecidamente maior a participação da mulher no mercado de trabalho e, consequentemente, maior sua contribuição na geração de renda. Esse fato é no entanto ignorado e as barreiras culturais e legais impedem o acesso das mulheres à terra, ao capital e ao emprego, restringindo suas oportunidades econômicas.
Para uma ação transformadora das relações sociais de gênero no trabalho impõem-se, portanto, a necessidade de ampliação do próprio conceito de trabalho produtivo numa perspectiva de gênero, onde as atividades ditas reprodutivas também sejam devidamente consideradas como trabalho econômico-produtivo.
Enquanto não for reconhecida e valorizada a participação da mulher na esfera econômica, as políticas públicas continuarão sendo influenciadas por essa perspectiva desigual de gênero reforçando a exclusão das mulheres do acesso ao emprego, à participação em postos de direção, ao trabalho especializado e à remuneração.
Essa ruptura entre produção e reprodução, que é apenas uma das muitas questões presentes na relação gênero e trabalho, deve necessariamente ser considerada quando da construção e desenvolvimento de um plano de intervenção institucional a partir de uma abordagem transformadora de gênero.
 
Rio de Janeiro, junho de 1999

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!