Muitos Países dentro de um só Brasil

NOSSOS POVOS
Salada cultural!
[...] "No Brasil, o contato entre índios, portugueses e africanos foi fundamental para a formação de uma cultura rica e diversificada. [...]
Se você gosta de balançar na rede, utiliza palavras como cochilar e samambaia e ainda adora feijoada no fim de semana, conhece de perto o resultado do contato entre essas diferentes culturas. Cochilar e samambaia, por exemplo, são respectivamente, contribuições africanas e indígenas à Lingua Portuguesa." [...]    ( Mara Figueira e Otávio Velho. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro. n. 115, julho 2001.)

No Brasil, esta troca cultural entre vários povos foi e continua sendo intensa. Isso se reflete na riqueza de nossa cultura, na força de nossa raça, no compromisso do nosso povo, que, em busca de dias melhores, promove a diversidade no grande palco deste país. Começamos aqui a abertura de um projeto que visa entender como se formaliza o conceito "Raça X Cultura" no imaginário dos adolescentes, como fica a idéia do preconceito e onde está a realidade nesta visão. Faremos o trabalho e registraremos neste espaço visando tornar público os resultados obtidos.
Por que somos diferente?
Qual é a sua raça?
Qual é a sua tribo?
Entre nesta roda  e entenda as duas origens, conheça a sua raça, compreenda esta salada cultural formada aqui neste imenso país e então vista a camisa de sua raça, somos todos portugueses, somos todos índios, somos todos negros de uma mistura feita há mais de 500 anos.
                                                                                            Por Elizabeth Corrêa Ribeiro

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!