Depoimento sobre Gênero e Raça.

Eu Sônia Maria Severino da Silva, sou professora e gestora da EMEF. Cel Antonio Honório, trabalho há 24 anos no Município de Bom Jesus do Norte-Es, sou negra, sempre me relacionei bem com as pessoas.
No Município onde moro a comunidade é composta por negros, brancos e mestiços todos convivem de acordo com a sociedade brasileira. Há preconceitos e também discriminação, mas convivemos com esta triste realidade de nosso País.
Sou a primeira diretora negra do Município e continuo sendo pois ainda estou exercendo o cargo de gestora, sempre fui respeitada por colegas, alunos, pais.
A experiência que tenho em relação a nossa comunidade é muito importante pois sirvo de exemplo para os demais para que possam entender que ser negro ou branco, a cor da pele não faz das pessoas em seres bons ou ruins o que importa mesmo é o caráter, a capacidade de raciocínio e a conquista. Todos são capazes basta querer.
A minha vida social é muito importante pois convivo com pessoas de todas as camadas sociais sou recebida de igual para igual, durante toda a minha tragetória não sofri com nenhum tipo de preconceito ou discriminação.
No poder Legislativo de Bom Jesus do Norte- Es, a câmara já teve três vereadores negros, um deles é meu irmão Luiz Severino da Silva que foi vereador por dois mandatos consecutivos .Sabemos que tanto na educação como no poder legislativo ou em outra esfera do Governo o número de participantes negro é muito pouco, porém este quadro vem mudando apesar de ser uma mudança a longo prazo mas estão acontecendo.
Outro fator que me chama a atenção são sobre os encontros que participo a presença  de negros é muito pouco, isso nos faz refletir sobre qual é a nossa verdadeira condição no País onde moramos.

0 comentários:

A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!