PLANO DE AÇÃO PARA O GRUPO 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA
PLANO DE AÇÃO




A Orientação Sexual na Infância e na Adolescência





Sônia Maria Severino da Silva










BOM JESUS DO NORTE-ES
2011



PLANO DE AÇÃO
TÍTULO: Sexualidade na Infantil e na Adolescência.
Identificação do/a Cursista:
Nome: Sônia Maria Severino da Silva.
Órgão em que trabalha:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Antonio Honório.
Cargo:
Diretora.
Função:
Administração escolar.
Município:
Bom Jesus do Norte-ES.
Nome do Pólo ao qual se Vincula:
Universidade Aberta do Brasil, Bom Jesus do norte.
Nome da Professora on-line:
Lívia de Azevedo S. Rangel.
Data de Finalização do Módulo2: 09/10/2011.




Objetivo Geral da Ação:
O objetivo de trabalhar com a sexualidade na infância e na adolescência é contribuir para que alunos possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade no exercício da cidadania na medida em que, de um lado, se propõe a trabalhar o respeito por si e pelo outro, e, por outro lado, buscar garantir direitos básicos a todos, como a saúde, a informação e o conhecimento, elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de suas capacidades.



Justificativa:
Escolhemos trabalhar com o tema “Sexualidade na Infância e na Adolescência”, por considerar importante na formação global do indivíduo. A necessidade de demanda por trabalhos na área da sexualidade na escola aumentou devido à preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre os adolescentes.
Sabemos que as crianças e os adolescentes sofrem influências de muitas fontes: de livros, da escola, de pessoas que não pertencem à sua família e, principalmente, nos dias de hoje da mídia. Essas fontes atuam de maneira decisiva na formação sexual das crianças e dos adolescentes. A TV veicula propaganda, filmes e novelas intensamente erotizados. Isso gera excitação e um incremento na ansiedade relacionada às curiosidades e fantasias sexuais da criança e do adolescente.
Todas essas questões são trazidas pelos alunos para dentro da escola. Cabe a escola desenvolver ação crítica, reflexiva e educativa.
Sabe-se que as curiosidades das crianças e dos adolescentes a respeito da sexualidade são questões muito significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. A satisfação dessas curiosidades contribui para que o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida, enquanto a não- satisfação gera ansiedade e tensão.
Vimos que a partir da exploração da criança sobre o seu próprio corpo, na observação do corpo de outros, e com o relacionamento familiares é que a criança se descobre num corpo sexuado de menino ou menina. Preocupa-se então mais intensamente com as diferenças entre os sexos, não só as anatômicas, mas também com todas as expressões que caracterizam o homem e a mulher. A construção do que é pertencer a um ou outro sexo se dá pelo tratamento diferenciado para meninos e meninas, inclusive nas expressões diretamente ligadas à sexualidade e pelos padrões socialmente estabelecidos de feminino e masculino. Esses padrões são oriundos das representações sociais e culturais construídas a partir das diferenças biológicas dos sexos e transmitidas pela educação, o que atualmente recebe a denominação de relação de gênero. São referências fundamentais para a constituição da identidade da criança e dos adolescentes.
A escola que desejamos é aquela que é capaz de ter uma visão integrada das experiências vividas pelos alunos, buscando desenvolver o prazer pelo conhecimento, que desempenha um papel importante na educação para a sexualidade ligada à vida, à saúde, ao prazer e ao bem-estar, que integra as diversas dimensões do ser humano.
Descrição da ação:
Iniciaremos o nosso Plano de Ação com uma reunião com os professores para falar da importância de trabalhar a sexualidade infantil e na adolescência em sala de aula usando algumas estratégias para melhor conhecer os nossos alunos;
No segundo momento será utilizado em pontos estratégicos na escola caixas de dúvidas e sugestões para que os alunos possam manifestar suas opiniões sobre o assunto sem ser identificados.
No terceiro momento será realizada uma palestra com profissionais da saúde para conversar com os alunos sobre a importância da sexualidade na infância e na adolescência;
No quarto momento será preparado um questionário para saber em que nível está o conhecimento dos alunos em relação ao tema proposto;
No quinto momento todos os professores ficariam responsáveis em apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a execução do Plano de Ação usando como estratégia cartazes, panfletos, dramatização, recorte e colagem, vídeos, slides, pesquisas de acordo com o tema trabalhado. Serão registradas todas as etapas desenvolvidas no Plano de ação (fotografias, relatório, feira expositiva).
Para realização deste trabalho iremos contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar.












Cronograma:

10/10/2011
Apresentação do Tema: Sexualidade Infantil e na Adolescência aos professores da EMEF Coronel Antonio Honório.
14/10/2011
Apresentação do Tema: Sexualidade Infantil e na Adolescência aos alunos, levando-os a conscientizar sobre o tema. O assunto será trabalho em todas as turmas do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
18/10/2011
Trabalhar em sala de aula com os alunos, através das perguntas depositadas na caixa de dúvidas e sugestões.
20/10/2011
Palestra com um “Enfermeiro” cedido pela Secretaria Municipal de Saúde para palestrar nos dois turnos: matutino e vespertino sobre sexualidade infantil e na adolescência.
21/10/2011 a 24/10/2011
O professor irá trabalhar com aula expositiva, vídeo e questionário com o tema ‘Sexualidade Infantil e na Adolescência.
27/10/2011 e 28/10/2011
Feira Expositiva- Para apresentar todos os trabalhos que foram desenvolvidos em sala de aula: palestra, vídeos, slides, questionário, cartazes, dramatização, recorte e colagem.


População Beneficiada:
Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
Professores, Orientador Pedagógico, Coordenadores de turnos;
Funcionários de apoio, Pais de alunos.

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A TÍTULO DE APRESENTAÇÃO


Somos um grupo que possui como interesse comum a busca por conhecimento e que, graças à UFES, conseguiu se reunir no Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

A título de apresentação, deixamos uma reflexão de Boaventura Sousa Santos, que vem ao encontro do nosso pensamento sobre a desigualdade de gênero e raça.

"Temos o direito a ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza".




Grupo 02 - Polo de Bom Jesus do Norte-ES


SUA OPINIÃO FAZ A DIFERENÇA!